FIRMA IMPRESSO
São Paulo, SP
Projetos impressos desenvolvidos no ateliê de serigrafia da Firma por Nina Lins, Pedro Andrada e Thais Suguiyama. Os três participam do grupo de pesquisa Depois do Fim da Arte, coordenado pela professora e artista Dora Longo Bahia.
NINA LINS
Graduada em Artes Visuais pela ECA/USP e participa do grupo de pesquisa Depois do Fim da Arte, coordenado pela artista e professora Dora Longo Bahia.
É diretora de arte da revista seLecT e designer gráfica da revista ARS. Busca pontos de contato entre artes e design gráfico. Lida com cópia, desgaste e erro de imagens já existentes relacionadas ao contexto de circulação e às superfícies de impressão. Em 2021, foi indicada ao Prêmio Pipa. Participou das exposições Novas Poéticas (Curitiba, 2016), Concurso Nascente (Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, 2018), Cripta (com o grupo Depois do Fim da Arte, Galeria Vermelho, São Paulo, 2019), AMARRADONA (EdA – ECA-USP, São Paulo, 2019), Salão de Artes Visuais de Vinhedo (2020), MITA (Centro Cultural da Diversidade - São Paulo, 2021), Nós dizemos resistência (Centro Cultural da Diversidade - São Paulo, 2021), entre outras.
PEDRO ANDRADA
Artista Visual e Educador, formou-se em Ciências Sociais pela USP e Universidade do Minho (Portugal), em 2010, e em Artes Plásticas, igualmente na USP, em 2015. Em 2018, concluiu o mestrado em Poéticas Visuais e atualmente cursa o doutorado pela mesma instituição. Também é técnico em Artes Gráficas (SENAI) desde 2003. Participou desde 2010 de diversas mostras e exposições, tais como o Salão de Abril, em Fortaleza, Bienal da Caixa Novos Artistas, em São Paulo e outras sete capitais, Mostra de Arte da Juventude, no Sesc Ribeirão Preto, Mostra Verbo de performance entre outras. Foi premiado na 6 Edição do Vídeo Guerrilha e no 4 Festival Música Estranha, ambos com vídeos. A pesquisa visual em curso, por meio de instalações, objetos, fotografias e vídeos, procura abordar as dimensões político-semântica da produção e circulação de imagens no cotidiano. Ademais, atua como pesquisador na área de mediação e programas públicos em instituições de arte. Foi supervisor do educativo na 31ª Bienal de São Paulo e coordenou entre 2016 e 2018 os programas de oficina, o ciclo de cinema e os encontros de mediação no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Nos últimos anos, tem organizado cursos livres, instalações e oficinas em diferentes espaços e instituições culturais.
THAIS SUGUIYAMA
Artista e motion designer. Vive e trabalha em São Paulo. É bacharel em Artes Visuais pela ECA-USP. Dentre as exposições que participou, estão a 23º e 24º edições do concurso Visualidade Nascente no Centro Universitário Maria Antônia (CEUMA), em 2015 e 2016 respectivamente; Cripta na Galeria Vermelho em 2019 juntamente ao grupo Depois do Fim da Arte; e o Festival de Fotolivro do Instituto Moreira Salles (IMS) em 2019, com destaque para o trabalho Gaijin.
Atualmente integra o grupo de pesquisa Depois do Fim da Arte, coordenado por Dora Longo Bahia. Com este, tem produzido trabalhos gráficos para revistas, exposições e ações políticas.